Dez moratórias que entraram para a história


Sarney e Funaro: moratória brasileira de 1987

Diante da iminência do incumprimento por parte do governo dos EUA de suas obrigações financeiras pela primeira vez por causa da falta de acordo entre o governo Obama e o Congresso sobre o teto da dívida norte-americana, o portal Exame listou dez moratórias históricas. São elas:

Alemanha, 1931 - A Alemanha foi sufocada financeiramente após o fim da primeira Guerra Mundial, tendo sido obrigada a ressarcir as nações aliadas. A crise de 1929 foi o estopim da moratória.

Itália, 1940 - Mussolini, aliando-se a Hitler na Segunda Guerra Mundial, levou a Itália a gastos excessivos com armas e exército, quebrando as contas públicas e levando o país a decretar moratória.

México, 1982 - A economia mexicana, altamente atrelada à norte-americana e então combalida pelas duas crises do petróleo (1973 e 1979), quebrou quando os EUA aumentaram os juros, tornando o pagamento da dívida inviável.

Chile, 1982 - O Chile também foi afetado pelo aumento dos juros norte-americanos. Sem crédito, o ditador Augusto Pinochet decretou moratória por 90 dias.

Polônia, 1982 - A primeira de muitas moratórias da década de 1980 decretadas pelo governo polonês. A economia do país era fortemente atrelada à da União Soviética, sempre no vermelho e com inflação alta.

Brasil, 1987 - O enorme endividamento da economia brasileira na década de 1980 levou o então presidente José Sarney a decretar a suspensão do pagamento aos credores no dia 20 de fevereiro daquele ano.

Rússia, 1998 - A crise asiática de 1997, o rublo desvalorizado e a queda do preço internacional do petróleo abalaram os alicerces da economia russa, levando o então presidente Boris Ieltsin a decretar moratória.

Argentina, 2001 - A moratória argentina foi a maior da história: US$ 150 bilhões. Os credores tiveram que aceitar uma proposta que previa o pagamento de apenas 30% do valor total da dívida, e o país até hoje paga o preço da desconfiança internacional.

Equador, 2008 - Com a popularidade em baixa, o presidente Rafael Correa decretou a moratória — mais uma na história do país, que fez o mesmo em 1999 e 2001 — que anunciava desde 2006.

Dubai, 2009 - A crise econômica internacional atingiu em cheio o Dubai em plena especulação imobiliária. A holding estatal Dubai World anunciou a suspensão por seis meses do pagamento de uma dívida de US$ 14,2 bilhões.

Fonte: Portal Exame

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação