Na Cidade Universitária 1



Por Cleide Magalhães-ASCOM/HUBFS


Oficina ajuda a melhorar saúde da criança


O Serviço de Crescimento e Desenvolvimento Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza da Universidade Federal do Pará, em parceria com a Prefeitura de Belém, promove a 3° Oficina de Ações Integradas de Desenvolvimento Infantil do Distrito DÁGUA, na Escola de Governo do Pará, no Souza, de segunda a quinta, 1º a 4 de agosto. Serão 12 oficinas que buscam capacitar os profissionais de saúde e assistência social nas Unidades Básicas de Saúde e Centros de Referência de Assistência Social. A abertura será às 14, na Escola de Governo, dia 1º, segunda-feira.

O objetivo é identificar de forma precoce os problemas de desenvolvimento infantil, para serem encaminhados ao Caminhar, referência no Pará. Além disso, articular as instituições governamentais e sociedade civil organizada que atuam no Distrito DÁGUA, onde o Bettina localizado, assim como capacitar os profissionais que lidam com as crianças a entender melhor suas etapas de desenvolvimento, estando apto a lutarem pelas políticas públicas em prol da primeira infância e ajudarem as famílias na promoção do desenvolvimento saudável de suas crianças.

Caminhar - O Serviço Caminhar iniciou o atendimento em 2002 e tem como objetivo diagnosticar e realizar acompanhamento clínico em crianças de até 12 anos de idade, que apresentem alterações de crescimento e desenvolvimento infantil, síndromes genéticas, epilepsias, ataxias e mucopolissacaridoses.

O Caminhar atua também como pólo de capacitação em desenvolvimento infantil para alunos da área de saúde da UFPA e para profissionais da atenção à saúde. Este serviço tem uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, pediatras, nutricionista, assistentes sociais, enfermeira, fisioterapeuta, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, neuropediatras e homeopata.

O atendimento ambulatorial é realizado de forma diferenciada, por meio de projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão. Tais como: Programa de Desenvolvimento Infantil, Projeto Down, Ambulatório de Mucopolissacaridose, Centro de Tratamento Especializado de Reposição Enzimática, Ambulatório de Ataxias, Ambulatório de Autismo, e Ambulatório de Endocrinologia.

Os entrevistados são:
Professora e doutora em Pediatria da UFPA, Amira Filgueiras, coordenadora do Ambulatório de Autismo do Caminhar e presidente da Sociedade Paraense de Pediatria. Fone: 91 - 8744 9623
Geneticista e pediatra Izabel Neves, coordenadora do Serviço Caminhar. Fone: 91 - 8121 8984.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação