Tabaco pode ser usado para combater HIV


Plantação de fumo geneticamente modificada pode ser futuro de biotecnologia


Um tabaco geneticamente modificado pode ser usado para prevenir a transmissão do vírus HIV, revelou uma pesquisa divulgada 19/07/2011. Esta é a primeira vez que cientistas europeus são autorizados a utilizar biotecnologia em um ensaio clínico — teste de comparação de uma medicação com o placebo.

Atualmente, essas drogas caras são produzidas em culturas de células dentro de tanques de aço inoxidável. Os cientistas acreditam, no entanto, que os medicamentos feitos a partir de proteínas podem ser produzidos de forma mais eficiente e barata dentro de plantações geneticamente modificadas, em comparação com os sistemas tradicionais da indústria.

Metodologia

Após o aval dos reguladores, o anticorpo está sendo testado em 11 mulheres saudáveis da Grã-Bretanha. A droga foi projetada para ser usada como microbicida vaginal a fim de evitar a transmissão do HIV durante o sexo. Caso a primeira fase seja bem-sucedida, os pesquisadores prevêem combinar um novo anticorpo (P2G12) na droga para oferecer uma proteção maior contra o vírus.

O ensaio clínico é um marco para o projeto Pharma-Planta, lançado em 2004 com 12 milhões de euros financiados pela União Européia.

Fonte: Reuters

Comentários

  1. O pró do 1º andar acabou de dar uma aula de política ao grupo do sindicato. Ele foi ótimo.
    voltamos a ter grandes debates no CONSUN....

    ResponderExcluir
  2. Quem não gostou muito da intervenção foi o Reitor que não queria polemizar porque o plenário estava cheio do pessoal do sindicato e quase caçou a palavra do pró-grato!!!
    A chapa esquentou na reunião.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação