Touca para combater o câncer


Touca registra resultados positivos no tratamento do câncer


Estados Unidos aprovam touca para combater o câncer

Os Estados Unidos aprovaram o uso de uma touca para combater o câncer cerebral mais comum e agressivo, o glioblastoma multiforme, que atinge 200 mil pessoas no mundo por ano. Ao contrário da quimioterapia, a touca promete ser mais eficaz contra os efeitos colaterais, como diarréia, infecções e distúrbios sanguíneos. O “Novo-TTF” apenas não resolveu a queda de cabelos porque o usuário do dispositivo precisa raspar a cabeça para usá-lo.

O novo tratamento vai estar disponível para comercialização dentro de seis meses, de acordo com o FDA, órgão norte-americano responsável por regulamentar o setor de alimentos e medicamentos. O preço, no entanto, pode ser uma das maiores resistências, já que a tecnologia custa US$ 10 mil mensais, e o paciente deve usar a touca 24 horas por dia.

A touca foi desenvolvida pelo biofísico Yoram Palti, do Instituto de Tecnologia de Israel. Este é o primeiro tratamento baseado na estimulação elétrica do cérebro e já foi testado em 237 pacientes de 28 centros de oncologia na Europa e nos Estados Unidos.

Os impulsos elétricos, semelhantes aos produzidos naturalmente pelo corpo, inibem a multiplicação das células doentes e ajudam a conter o avanço do tumor. A explicação é que o campo elétrico interfere em um importante dispositivo responsável pela divisão das células cancerosas, que se multiplicam mais rapidamente do que as células normais.

“As células normais se renovam muito lentamente e não são afetadas”, explica o chefe da oncologia clínica do Hospital São José-Beneficência Portuguesa de São Paulo, Fernando Maluf.

Fonte: Galileu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação