Comportamento...AIDS

Pesquisa relaciona Aids à infidelidade

Mentir sobre o comportamento sexual dificulta na hora de detectar a doença (Reprodução/Internet)

Um dos principais problemas para conter o avanço da Aids e de outras DST’s é o fato da maioria das pessoas mentir sobre seu comportamento sexual, principalmente quando a questão envolve infidelidade.

Uma pesquida feita por Steven Bellan, da Universidade do Texas, parece ter encontrado uma espécie de equação para calcular aproximadamente o número de pessoas de um país que foram infectadas pelo vírus HIV após trair o parceiro.

Durante o estudo, feito com 27.000 casais de 18 países africanos, Bellan identificou o cônjuge infectado, avaliou o tempo que o casal vive junto e a idade com que cada um iniciou a vida sexual.

Bellan utilizou as respostas para construir um modelo matemático que também leva em conta a taxa de infecção por HIV no país e o tempo de vida da população após contrair a doença. O cálculo permitiu descobrir um número aproximado das infecções por HIV contraídas por infidelidade.

Entre 27% e 61% de homens contraíram o vírus após trair a esposa. Nas mulheres, essa proporção é de 21% a 51%. Resta saber o que se pode ser feito com esse resultado. Sabe-se que no início da epidemia da Aids a infidelidade contribuiu para que o vírus se espalhasse rapidamente. Profissionais cujo trabalho exigia muitas viagens e muito tempo longe de casa eram os principais afetados. A pesquisa feita por Bellan mostra que o problema continua atual e muito difícil de se lidar.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação