O caso Rubens Paiva.

Documentos indicam que Rubens Paiva foi morto sob tortura

Ex-deputado Rubens Paiva (Foto: Reprodução
Globo News)

Documentos analisados pela Comissão Nacional da Verdade apontam que o ex-deputado federal Rubens Paiva foi morto sob tortura nas dependências do Departamento de Operações e Informações Centro de Operações
de Defesa Interna (Doi-Codi) no Rio de Janeiro, informou nesta segunda-feira (4) a assessoria da comissão.
O coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Cláudio Fonteles, chegou a conclusão sobre a morte de Rubens Paiva após encontrar, no Arquivo Nacional, um informe no qual os agentes da repressão narram como foi a prisão do deputado.
“Ele morre nos porões do Doi-Codi pelas mãos do Exército”, disse o coordenador durante entrevista coletiva na sede da CNV, no Centro Cultura Banco do Brasil, em Brasília.
De acordo com Fonteles, a comissão está elaborando um calendário para colher depoimentos de pessoas envolvidas no caso. Agentes do Doi-Codi e militares da Cisa poderão ser procurados para esclarecer as circunstâncias da prisão e chegar ao nome da pessoa que executou a ordem de matar o ex-deputado.
“Primeiro vão saber se estão mortas ou vivas. Estando vivas, aí sim começa o trabalho de depoimentos”, disse o coordenador. “Quem matou, na verdade, não há dúvida. Foi o Estado ditatorial militar, esse sistema mata, dá a ordem de matar. Agora, alguém deu o tiro, deu o soco, bateu o porrete. Isso aí eu ainda quero ver se consigo chegar”, afirmou Fonteles.G1/Brasilia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação