O computador mais barato do mundo

Aplicações Comerciais

o Raspberry Pi está ajudando empreendedores da tecnologia a gerar lucros (Reprodução/O Globo)

O computador mais barato do mundo começa a ganhar aplicações comerciais. Há menos de um ano no mercado, o computador do tamanho de um cartão de crédito, já está recebendo aplicações para gestão de empresas, automação de casas e até equipamentos agrícolas.

Ajudando empreendedores da tecnologia a gerar lucros, o Raspberry Pi está sendo visto como fonte lucrativa. Contrária a ideia, o computador foi criado para ser um instrumento de ensino, com a ideia de trazer um computador “aberto” que pudesse ser modificado pelos usuários, baseado nos mesmos princípios de software livre, facilitando o aprendizado de linguagens de programação de alto nível.

O diretor-executivo da Linux International, John “Maddog” Hall, precursor do projeto Raspberry Pi, trouxe exemplos de usos com o computador durante as atividades da Campus Party Brasil. Citou uma empresa americana que carregou o Raspberry Pi com um software de gestão de empresas. O estudante brasileiro, Alejandro Meszias, usou para a área agrícola, deixa-o ligado 24 horas para acompanhar o nível de nutrientes da terra em uma fazenda. E falou da Campus Party Colômbia, no ano passado, um estudante mostrou um protótipo de casa automatizada, controlada por meio de celular, também baseado no pequeno computador.O GLOBO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação