Pensa que é só no Brasil...Então presta atenção!

Ministra alemã da educação terá de devolver diploma por plágio

Schavan disse que não pretende renunciar, mas o escândalo pode afetar a campanha de Merkel

A Universidade de Dusseldorf, na Alemanha, anunciou que a ministra da Educação do país, Annette Schavan, terá de devolver seu título de doutorado após ser acusada de plágio.

Schavan contesta as acusações feitas pela universidade e disse que irá apelar da decisão. Ela também disse que não pretende renunciar.

A decisão da universidade foi tomada após a votação de um colegiado da Faculdade de Filosofia, que concluiu haver plágio. Foram 12 votos a favor, dois contra e uma abstenção.

Quando as acusações vieram a publico, há alguns meses, a ministra da Educação negou ter usado fontes faltas deliberadamente.

O comitê instaurado pela universidade, no entanto, concluiu que Schavan usou "um número substancial de citações sem crédito de outros textos".

Segundo plágio

Não é a primeira vez que um ministro do governo da chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel é acusado de plágio.

Em 2011, o então ministro da Defesa, Karl-Theodor zu Guttenberg, renunciou ao cargo após a Universidade de Bayreuth concluir que ele havia cometido plágio em partes de sua tese de doutorado.

No caso da ministra da Educação, as renúncias vieram à tona após denúncias feitas por um blog.

Schavan, de 57 anos, foi surpreendida pela decisão da Universidade de Dusseldorf durante uma viagem de trabalho à África do Sul.

A ministra é considerada uma amiga próxima da chanceler Angela Merkel.

O caso pode trazer complicações à campanha eleitoral do partido de Merkel, a União Democrata Cristã (CDU, na sigla em alemão). Merkel tentará ser reconduzida ao poder nas eleições parlamentares marcadas para entre setembro e outubro deste ano.BBCBrasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação