Pô Mano!...A coisa tá feia nessas bandas

Europa investiga venda de carne de cavalo


Abatedouro na Romênia (Fonte: Reprodução/AFP)

A União Europeia tenta conter um escândalo que envolve o uso de carne de cavalo, ao invés de bovina, em produtos alimentares congelados vendidos no continente europeu.

As autoridades ainda não sabem a extensão do escândalo, que começou em janeiro. Na época, vestígios de carne de cavalo foram encontrados em hambúrgueres vendidos em supermercados do Reino Unido e da Irlanda. Desde então, surgiram casos em vários outros países, como França e Alemanha. Ao todo, 16 países já detectaram o uso de carne de cavalo em alimentos como lasanha e hambúrguer.

Nesta quarta-feira, 13, a União Europeia apresentou um plano para tentar mapear e conter o escândalo. A partir de agora, todos os países-membros terão que realizar testes de DNA aleatórios em produtos bovinos durante os próximos três meses para detectar possíveis vestígios de carne de cavalo nos produtos.

Autoridades europeias estão preocupadas com a possível presença de um medicamento veterinário chamado fenilbutazona nas carnes de cavalo, o que as tornariam impróprias para o processamento.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação