Pô!...Ricardão tu é azarado em mano?

Ossada em estacionamento pertencia ao rei Ricardo III

Ossada que teria pertencido a Ricardo III foi encontrada em Leicester (Reprodução/Internet)

Em uma das descobertas mais dramáticas da arqueologia moderna, pesquisadores da Grã-Bretanha anunciaram nesta segunda-feira, 4, que os restos mortais encontrados em um estacionamento na cidade de Leicester, em setembro do ano passado, pertenceram ao rei Ricardo III, o mais odiado dos monarcas ingleses, abrindo o caminho para uma possível reavaliação de seu breve e violento reinado.

Richard Buckley, o arqueólogo-chefe do projeto para identificar os ossos, disse a repórteres que os testes feitos na ossada provam “além de qualquer dúvida razoável” que o indivíduo exumado de uma cova improvisada sob o estacionamento era de fato Ricardo III, o último Plantageneta a ser coroado rei da Inglaterra.

Parte da prova veio de um teste de DNA realizado pelo geneticista Turi King, que disse que as amostras de DNA retiradas de descendentes vivos da família de Ricardo são compatíveis com o DNA dos ossos encontrados no estacionamento.

O esqueleto, com um buraco no crânio, que coincide com relatos sobre o golpe no campo de batalha que teria matado Ricardo III, foi exumado das ruínas de um antigo convento. Ele foi encontrado no mesmo lugar onde historiadores afirmam Ricardo III teria sido enterrado depois de morrer na Batalha de Bosworth em 1485.

Má reputação alimentada por Shakespeare

Ricardo III, último monarca inglês a morrer em batalha,foi retratado em uma peça de William Shakespeare como um usurpador corcunda que deixou um rastro de corpos incluindo os de seus dois sobrinhos principescos,assassinados na Torre de Londres, em seu caminho para o trono.Seu governo foi desafiado e ele foi derrotado e morto na batalha de Bosworth Field pelo exército de Henrique Tudor, que assumiu o trono como rei Henrique VII.The New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação