MEDICINA - Cura do câncer pode ocorrer em até dez anos, diz especialista

Índice de sucesso no tratamento do câncer cresceu 50% nas últimas décadas (Foto: USP imagens)

Uma cura para todos os tipos de câncer pode acontecer entre cinco e dez anos, de acordo com um dos especialistas que lideram mundialmente o estudo da doença.

Apesar de o índice de sucesso no tratamento do câncer ter crescido 50% nas últimas décadas, algumas formas de câncer continuam extremamente difíceis de tratar, como o câncer pancreático, que tem uma taxa de cura de apenas 1%, e o câncer de pulmão, com 5%.

O professor Karol Sikora, ex-chefe do programa de câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), disse que avanços na genética médica podem permitir que médicos consigam receitar medicamentos para tratar tipos individuais e específicos de câncer.

Ele disse que os tumores em 100 mulheres com câncer de mama vão ser únicos para cada indivíduo, mas que “entender o processo molecular que faz as células cancerígenas serem diferentes de células normais e desenvolver drogas personalizadas para o câncer” permitiria uma medicina “precisa e personalizada.”

“[Este tipo de medicamento] transformaria o câncer em uma doença crônica de longo prazo”, disse o professor. Não vai haver uma cura geral, mas sim uma maneira de prever e saber quais medicamentos receitar a cada paciente.Independent

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação