IDIOMA X INTENÇÃO - Português do Brasil para estrangeiros

Nem tudo que dizemos é o que realmente queremos dizer (Foto: Pixabay)

A revista inglesa Economist fez uma espécie de dicionário para estrangeiros entenderem o que os brasileiros querem dizer. Em tom de brincadeira, a revista lista algumas expressões e analisa o que os brasileiros dizem, o que os estrangeiros entendem e o que os brasileiros querem realmente dizer.



O que os brasileiros dizem: Sim

O que os estrangeiros entendem: Sim

O que os brasileiros querem realmente dizer: Qualquer coisa, desde sim, passando por talvez, até não.



O que os brasileiros dizem: Talvez

O que os estrangeiros entendem: Talvez

O que os brasileiros querem realmente dizer: Não



O que os brasileiros dizem: Não

O que os estrangeiros entendem: Não

O que os brasileiros querem realmente dizer: Nunca, nem em um milhão de anos, esta é a pergunta mais louca que já recebi

O que os brasileiros dizem: Tô chegando

O que os estrangeiros entendem: Ele está perto

O que os brasileiros querem realmente dizer: Acabei de sair



O que os brasileiros dizem: Vou chegar em dez minutinhos

O que os estrangeiros entendem: Ele vai chegar em breve

O que os brasileiros querem realmente dizer: Algum momento durante a próxima meia hora vou levantar do sofá e procurar a chave do meu carro



O que os brasileiros dizem: Vou aparecer mais tarde

O que os estrangeiros entendem: Ele vai chegar mais tarde

O que os brasileiros querem realmente dizer: Eu não vou



O que os brasileiros dizem: A gente se vê, vamos combinar, tá?

O que os estrangeiros entendem: Ele quer manter contato. Mas, estranhamente, não trocamos contatos

O que os brasileiros querem realmente dizer: Não mais do que os britânicos querem dizer com “tempo bom, não?”



O que os brasileiros dizem: Vou te falar uma coisa/ Deixa te falar uma coisa/ É o seguinte / Olha só pra você ver

O que os estrangeiros entendem: Ele acha que estou totalmente desatento ou que eu sou deficiente mental

O que os brasileiros querem realmente dizer: (Apenas limpar a garganta)



O que os brasileiros dizem: Um abraço! Um beijo!

O que os estrangeiros entendem: Eu claramente causei uma boa impressão. A gente acabou de se conhecer e ele/ela já gosta de mim!

O que os brasileiros querem realmente dizer: Se cuida, tchau



O que os brasileiros dizem: Você fala português super bem!

O que os estrangeiros entendem: Que ótimo! Minha gramática e meu sotaque devem estar bem melhores do que eu pensei.

O que os brasileiros querem realmente dizer: Que ótimo! Um estrangeiro está tentando aprender português. A gramática e o sotaque são tão ruins que eu mal consigo entender… Mas de qualquer forma, um estrangeiro está tentando aprender português!


The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação