BOMBARDEIO EM RAQQA

Rússia diz que pode ter matado líder do Estado Islâmico

A última aparição de Baghdadi em vídeos públicos foi em 2014 (Foto: Youtube)

O Ministério da Defesa da Rússia disse na sexta-feira, 16, que está checando a informação de que um ataque aéreo russo na cidade síria de Raqqa teria matado o líder do grupo terrorista Estado Islâmico (Isis), Abu Bakr al-Baghdadi, no final de maio deste ano.

De acordo com o ministério, o ataque aéreo foi lançado após as forças russas na Síria terem recebido a informação de que haveria um encontro entre líderes do grupo extremista. “Em 28 de maio, depois que os drones foram usados para confirmar a informação sobre o local e a hora da reunião dos líderes do Isis, entre 0h35m e 0h45m, as forças aéreas russas lançaram um ataque no ponto de comando onde os líderes estavam localizados”, disse o ministério, em um comunicado publicado em sua página no Facebook.

Além de Baghdadi, as autoridades russas acreditam que o bombardeio teria matado vários outros líderes do grupo, cerca de 30 comandantes de campo e 300 de seus guardas pessoais. Segundo o ministério russo, os líderes do Isis em Raqqa se reuniram para discutir possíveis rotas para a retirada de militantes da cidade, que é considerada um dos redutos do grupo.

A coalizão liderada pelos Estados Unidos para combater o Isis disse que não poderia confirmar a informação de que Baghdadi teria sido morto, embora as forças russas afirmem que os americanos foram informados antecipadamente sobre o local e o horário do ataque aéreo.“Não podemos confirmar estas informações no momento”, disse Ryan Dillon, porta-voz da coalizão antijihadista.

Uma informação que poderia colocar em xeque a suposta morte de Baghdadi é que ele não estaria em Raqqa na data do bombardeio. Segundo o diretor do Observatório Sírio para os Direitos Humanos, Rami Abdulrahman, o líder do Isis estava em outra parte da Síria no final de maio.

A última aparição de Baghdadi em vídeos públicos foi em 2014, quando proclamou seu califado na mesquita medieval de Grand-Al-Nuri, em Mosul, no Iraque.O GLOBO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação