CRISE NO GOLFO EUA - fecham acordo de US$ 12 bilhões para venda de caças ao Catar

Venda bilionária de caças é um sinal contraditório do governo americano (Foto: Pixabay)

Os Estados Unidos fecharam um acordo de 12 bilhões de dólares para venda de caças F-15 ao Catar. O acordo foi fechado na última quinta-feira, 15, e também prevê manobras navais conjuntas entre os dois países no Golfo Pérsico.

Na quarta-feira, 14, o secretário de Defesa dos EUA, Jim Mattis, recebeu seu homólogo do Qatar, Khalid al-Attiyah, em Washington, para a assinatura do pacto. “A venda de 12 bilhões de dólares dará ao Qatar uma capacidade de tecnologia avançada e aumentará a cooperação de segurança e de interoperabilidade entre os Estados Unidos e Qatar”.

O acordo também foi celebrado por Attiyah. “O Catar e os Estados Unidos solidificaram sua cooperação militar lutando lado a lado por muitos anos, em um esforço para erradicar o terrorismo e promover um futuro de dignidade e prosperidade”, disse ele, em um comunicado.

A venda bilionária de caças é um sinal contraditório emitido pelo governo americano. Isso porque ela ocorre dias após o presidente americano Donald Trump exaltar o isolamento diplomático do Catar promovido por seis países: Arábia Saudita, Bahrein, Iêmen, Egito, Emirados Árabes Unidos (EAU) e Líbia.

Em sua conta no Twitter, Trump exaltou o rompimento diplomático, afirmando que o Catar tem sido “historicamente um financiador do terrorismo em um nível muito alto” e que o isolamento é uma prova de que a “pressão contra o país está dando frutos”.

No entanto, desde a declaração de Trump, o Pentágono e o Departamento de Estado dos EUA vêm tentando acalmar a relação entre Doha e Washington. O Catar é um aliado de longa data dos EUA, que tem um papel crucial para as operações militares americanas no Oriente Médio. É no Catar que fica a maior base aérea dos EUA no Oriente Médio. Com cerca de 10 mil soldados americanos, ela comanda operações no Iraque, Síria e Afeganistão.DW

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação