NA CIDADE UNIVERSITÁRIA/UFPA - 03


Hospital Barros Barreto abre suas portas para doação de sangue e medula óssea

O projeto Captação de Doadores da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) específico para hospitais públicos chega na Unidade João de Barros Barreto (UJBB) na próxima terça-feira, dia 20, das 8h às 17h. Neste dia, o Barros Barreto fica de portas abertas para que pessoas de dentro e fora do hospital possam fazer doações. Segundo Rian Gomes, assistente social da Fundação Hemopa, o objetivo da campanha externa da instituição é conseguir maior número possível de doadores para o Banco de Sangue do próprio Barros Barreto. Além disso, a ação visa cadastro de doação de medula óssea para o Hemopa. O Barros faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e está localizado na Rua dos Mundurucus, 4.487, no bairro do Guamá, em Belém.

Rian Gomes informa que para o dia de campanha a meta é ousada, porém necessária, pois existe somente uma forma de salva vidas das pessoas que precisam de sangue: doando sangue. “Queremos alcançar 100 bolsas de sangue e 30 cadastros de doações de medula óssea. Quem não poder doar sangue pode fazer o cadastro de medula óssea. Ou fazer ambos no mesmo dia. Sabemos que não é tarefa fácil, mas acreditamos que com a participação de todos os trabalhadores e da sociedade em geral vamos conseguir. Um hospital dessa magnitude precisa de maior quantidade de sangue possível. Na ação de campanha as doações recebem o código do hospital e elas aparecem como sendo doações feitas do Hemopa para o Barros Barreto”, explica Gomes.

O Hemopa encaminha para os pacientes do Barros Barreto de 200 a 350 bolsas de sangue por mês, e o Ministério da Saúde preconiza que o hospital tem que repor pelo menos 50% das bolsas. Em março deste ano, a média de reposição estava entre 27% e 31%. Para reforçar o quadro de doadores e realizar trabalho interno de captação, o Barros oficializou a criação da Comissão de Captação de Sangue e desenvolve o Plano de Captação Hospitalar. O Bettina Ferro de Souza, que também pertence ao Complexo, já possui a sua. A Superintendência do Complexo visa unificar os trabalhos e estuda a possibilidade de criar somente uma comissão para todo o Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh. “O ideal é os hospitais construírem o Grupo de Trabalho de Doação de Sangue, para que possamos manter essa política de campanha com regularidade e garantirmos sempre sangue o suficiente e de qualidade para todos os pacientes”, ressalta o assistente social da Fundação Hemopa.

Parceria - Segundo Elizabeth Pereira, chefa do Setor de Apoio Terapêutico e coordenadora da campanha no Barros Barreto, a parceria com a Fundação Hemopa é importante para o hospital, principalmente porque o Barros habilitou sua Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 852, de 8 de maio deste ano.

“Todos sabemos que os pacientes oncológicos necessitam muito de sangue, então temos que reagir mais em busca de doadores e pessoas que possam colaborar com a campanha e serem também doadores permanentes para o hospital. Sabemos que estamos em déficit com o Hemopa e atuamos no resgate do Grupo de Trabalho de Captação de Doadores de Sangue, para melhorarmos essa política”, diz.

Ainda segundo ela, o hospital já começa a avançar nessa iniciativa a partir da semana que vem junto aos pacientes. “Contamos com fluxo de captação pronto e, no momento da admissão no hospital, todos os usuários vão receber formulários de solicitação de captação de doadores, sendo três a cinco por internação. Claro que isso não é uma exigência, mas uma questão de sensibilização, então, vamos pedir o apoio dessas pessoas para garantirmos nosso Banco de Sangue”, esclarece a coordenadora da campanha no Barros Barreto.

Na manhã do último dia 12, gestores do Barros Barreto e equipe da Fundação Hemopa estiveram reunidos para conhecer melhor o projeto Captação de Doadores da Fundação e detalhar sobre as ações de mobilização que ocorrem antes e no dia da campanha no hospital.

Quem pode doar sangue – No dia da campanha podem doar sangue pessoas com boa saúde, acima de 18 anos, de preferência, e peso maior que 50 quilos. Não ter feito vacina contra a gripe, dengue, zika, chikungunya e febre amarela nos últimos 30 dias. É necessário portar um dos documentos original com foto (RG, CNH ou Carteira Profissional). Não precisa estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado. O Hemopa espera por doação também na travessa Padre Eutíquio, 2.109. Funcionamento para coleta acontece de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações: 08002808118, de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Quem pode doar medula óssea - Para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade; estar em bom estado geral de saúde; não ter doença infecciosa ou incapacitante; não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico e algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Texto: Cleide Magalhães – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação