Paul McCartney completa 75 anos; confira 15 datas marcantes na vida do ídolo

EFE/EPA/DavidáYoung

Paul McCartney completa neste domingo 75 anos esbanjando vitalidade e prestes a retomar, em julho, a última parte da sua turnê mundial "One On One".

Sir Paul, que nasceu no dia 18 de junho de 1942, em Liverpool, ainda é capaz de colocar na mesma semana o álbum aniversário "Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band", dos The Beatles, na lista de mais vendidos, ou fazer uma participação especial no recém-estreado filme "Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar".

A longa e produtiva carreira deu tantas manchetes na imprensa que, sua história, tem inúmeras datas marcantes:.

- 18 de junho de 1942 - James Paul McCartney nasce no hospital Walton, onde sua mãe tinha trabalhado como enfermeira.

- 6 de julho de 1957 - Paul conhece aos 15 anos um jovem John Lennon, de 16, no jardim da igreja Saint Peter, no subúrbio de Woolton. Os biógrafos datam inclusive a hora da conjunção astral: 15h30 hora de Londres.

- 1 de janeiro de 1962 - Primeira audição dos The Beatles nos Estúdios Decca de Londres. Foram rejeitados.

- 17 de junho de 1965 - Paul compõe e grava "Yesterday", a canção com mais versões de todos os tempos. O título do tema inicialmente era pouco romântico: "Scrambled Eggs" ("Ovos Mexidos").

- 9 de novembro de 1966 - Nasce a lenda urbana "Paul is dead" (Paul está morto). Segundo seus defensores, nesse dia ele morreu em um acidente de trânsito e foi substituído por William Campbell, um dublê que ganhou um concurso de imitadores.

- 10 de fevereiro de 1967 - Paul dirige uma orquestra de 40 instrumentistas nos estúdios EMI em Abbey Road e inclui esses arranjos na canção "A Day in the Life".

- 10 de abril de 1970 - O menino bonito dos olhos tristes anuncia oficialmente a separação dos The Beatles. Acabou a magia e chegaram os advogados.

- 17 de abril de 1970 - Sai à venda seu primeiro disco solo, "McCartney". Humilhado por ex-amigos e pela crítica especializada, contém a magistral canção "Maybe I'm Amazed".

- 7 de dezembro de 1973 - Surge "Band on the Run", terceiro álbum de estúdio - gravado em Lagos (Nigéria) - com sua banda Wings, e seu primeiro e incontestável número um no mundo todo.

- 11 de setembro de 1977 - É publicado o single "Mull of Kintyre", que se transforma no mais vendido da história do Reino Unido. Dedicada à Escócia, a gravação tem a participção do famoso grupo de gaiteiros Campbeltown Pipe Band.

- 16 de janeiro de 1980 - Paul é detido no aeroporto de Narita (Japão) com 219 gramas de maconha e passa dez dias na prisão. As más línguas acusam Yoko Ono de avisar o serviço alfandegário.

- 23 de outubro de 1982 - Michael Jackson lança "The Girl Is Mine", primeiro single de "Thriller". É um dueto entre o rei do pop e McCartney. Depois Michael comprou os direitos de cerca de 200 músicas dos The Beatles, e os dois romperam a amizade. McCartney entrou na justiça contra o astro.

- 11 de julho de 1983 - Edward L. G. Bowell descobre um cinturão de asteróides. Um deles, o 4148, se chama oficialmente McCartney em sua homenagem.

- 17 de abril de 1988 - Morre de câncer de mama com 56 anos Linda McCartney, esposa, companheira musical e cúmplice eterna de Paul.

- 24 de janeiro de 2015 - É lançada "FourFiveSeconds", uma música de Rihanna com Kanye West da qual Paul participa. O tema é composto por nove pessoas, e muitos se perguntam pela presença de McCartney. A resposta está no Spotify: é a música mais ouvida de todas as que aparecem com a hashtag McCartney no serviço de música.

Estas são algumas das datas relevantes para compreender a extensa carreira deste ex-beatle, amante das melodias doces e defensor da natureza.

Assim, dia a dia, Paul completa 75 anos. Amado por muitos e insultado - como dizia o jornalista Bob Stanley - pelas pessoas com intolerância à glicose, McCartney está non caminho de se tornar uma das lendas mais relevantes da história da música.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação