ESTADO ISLÂMICO

Emissora árabe diz que líder do EI continua vivo

Líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, em mesquita em Mosul, no Iraque / Reuters

Em meio aos rumores sobre a possível morte de Abu Bakr al Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico, uma fonte do Ministério do Interior do Iraque disse que o califa continua vivo e está escondido em Raqqa, na Síria.

A informação é da emissora de TV saudita Al Arabiya, que cita um homem chamado Abu Ali al Basri, alto responsável de segurança e dos serviços antiterrorismo na pasta. Raqqa é a principal fortaleza do EI na Síria e alvo constante de ataques aéreos da Rússia, que defende o presidente Bashar al Assad.

Em uma dessas operações, em 28 de maio de 2017, Baghdadi pode ter sido morto, segundo Moscou, que nunca deu certeza sobre o falecimento do terrorista. No último dia 11 de julho, uma emissora iraquiana, a Al Sumaria, reforçou a hipótese ao publicar que a morte do líder do EI já havia sido anunciada a alguns milicianos do grupo.

A informação não foi confirmada oficialmente pelos Estados Unidos nem pelo Iraque. Baghdadi lidera o Estado Islâmico desde 2010 e, sob seu comando, o grupo expandiu seu território, conquistou importantes zonas de Iraque e Síria e disseminou a ideologia jihadista pelo mundo. Ansa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação