ALEMANHA ELEIÇÕES

Partido neonazista é excluído das eleições gerais em Berlim

Imagem de membros do partido de ultradireita alemã, o NPD. EFE/UWEáANSPACH

O ultradireitista Partido Nacional-Democrático da Alemanha (NPD) não poderá concorrer por Berlim às eleições gerais de 24 de setembro, já que a lista apresentada por essa formação na capital foi invalidada.

A Comissão Federal Eleitoral desprezou nesta quinta-feira o último recurso apresentado por essa formação neonazista contra sua exclusão, com o argumento de que realizou erros formais na designação dos seus candidatos pelo distrito de Reinickendorf-Mitte.

Esta irregularidade faz com que a presença em bloco seja desprezada em todos os distritos da capital alemã, onde foram admitidos para as eleições 24 partidos.

O NPD é o principal aglutinante dos neonazistas na Alemanha, ainda que suas perspectivas de ganhar cadeiras no Bundestag (Parlamento Federal) sejam consideradas nulas.

Nas eleições de 2013, o NDP obteve 1,3% dos apoios e para as próximas é prevista uma porcentagem similar ou menor, muito abaixo do mínimo de 5% necessários para ter representação parlamentar.

Esta formação está à margem da quebra, após ter perdido em cinco anos metade da sua militância - atualmente tem menos de 6 mil filiados - e os postos com que contou em algumas câmaras regionais do leste do país.

Em janeiro, o Tribunal Constitucional rejeitou a demanda de ilegalização contra o partido apresentada pela Câmara alta (Bundesrat), por considerá-lo muito débil para escavar a ordem democrática.

O NPD recebe cerca de 1,3 milhão de euros anuais dos cofres públicos, devido sobretudo aos postos que ainda tem em conselhos municipais, com um total de 360 cargos públicos.

A debilidade desta formação, fundada em 1964, contrasta com a situação da Alternativa para a Alemanha (AfD), partido nascido em 2013 empurrado pelo voto eurocético e que com a crise migratória adotou um perfil claramente xenófobo.

A AfD ficou próxima de chegar ao Bundestag nas eleições de 2013, ao ficar situada apenas alguns décimos abaixo dos 5%.

Atualmente conta com cadeiras em 13 do total de 16 câmaras regionais dos "Lander" e as pesquisas preveem entre 7% e 9% nas eleições gerais de setembro.

Nos últimos meses, a AfD perdeu um pouco do ímpeto eleitoral que teve em 2015 e 2016, assolada por sucessivos problemas internos, mas se dá por feito que terá acesso ao Bundestag, algo que até agora não foi alcançado por nenhuma formação desse espectro.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação