ARQUEOLOGIA -‘Pequena Pompeia’ é descoberta na França

Bairro foi apelidado pelos arqueólogos de 'Pequena Pompeia' (Foto: Jean-Philippe Ksiazek/AFP/Getty Images)

Arqueólogos franceses fizeram uma grande descoberta nesta semana. Eles encontraram, em Vienne, no sudeste do país, um bairro inteiro da época em que o local fazia parte do Império Romano. Foram encontradas casas luxuosas e grandes espaços públicos. A escavação é liderada por Benjamin Clément, da Universidade de Lyon.

“Trata-se sem dúvida da descoberta mais excepcional do período romano nos últimos 40 ou 50 anos. Tivemos uma sorte extraordinária”, disse Clément à AFP.

Na Itália, a cidade romana de Pompeia foi totalmente enterrada por conta da erupção do vulcão Vesúvio no ano 79. Como o bairro encontrado na França foi abandonado depois de uma série de incêndios, os cientistas estão chamando a nova descoberta de “Pequena Pompeia”. “Incêndios sucessivos permitiram conservar todos os elementos no mesmo lugar em que estavam quando os habitantes fugiram da catástrofe, o que transformou esse setor em uma pequena Pompeia”, disse Clément.

Mais de 20 especialistas participaram da escavação, que começou em abril. O processo deveria terminar em meados de setembro, mas como a descoberta foi classificada como “excepcional” pelo Ministério da Cultura da França, a escavação foi prolongada até 15 de dezembro.

Os arqueólogos acreditam que o bairro tenha sido ocupado por pelo menos três séculos. A “Pequena Pompeia” ocupa uma área de 7 mil metros quadrados em meio urbano. Segundo os especialistas, isso é muito raro.

A Gália (área que corresponde aproximadamente à França moderna) esteve sob domínio do Império Romano a partir do século I.Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação