CHINA COREIA DO SUL

China proíbe importação de carvão, ferro, chumbo e pescado norte-coreano

Pescados norte-coreanos (imagem) foram proibidos pelos chineses. EFE/Julio César Rivas

O Ministério de Comércio da China anunciou nesta segunda-feira a proibição total, a partir de hoje 15 de agosto, da importação da Coreia do Norte de carvão, ferro, chumbo e pescado, em aplicação das sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas em 5 de agosto.

A proibição estipula algumas exceções, como as importações acertadas antes da data, que poderão entrar em território chinês até o dia 5 de setembro, ou aquelas procedentes de outros países e que façam escala no porto norte-coreano de Rason, sempre que contem com a autorização do CS.

A China, membro permanente e com direito a veto nesse conselho, votou a favor da Resolução 2371, que contempla sanções econômicas contra a Coréia do Norte, o que foi duramente criticado pelo regime de Kim Jong-un, que assegurou em um comunicado que Pequim "pagaria caro por isso".

Por sua vez, o Governo dos Estados Unidos manifestou várias vezes as suas dúvidas sobre o cumprimento pela China das sanções comerciais ditadas pela ONU, perante o que Pequim assegurou que apoiava totalmente estas medidas, ainda que ressaltando a necessidade de que não afetassem excessivamente a economia norte-coreana.

"Devem evitar efeitos negativos contra atividades econômicas e cooperação que não estejam proibidas", como a ajuda humanitária ou a troca de alimentos, destacou na semana passada o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores chinês Geng Shuang.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação