CNPq

Ministério da Ciência nega corte de bolsas de pesquisa

Jailson de Andrade, secretário de políticas e programas de desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Fonte: Reprodução/ASCOM-MCTIC)

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o secretário de políticas e programas de desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Jailson de Andrade, afirmou que não haverá atraso nem corte de bolsas de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com o secretário, se for necessário, recursos serão realocados dentro do MCTIC para evitar esse problema em uma das principais agências de fomento à pesquisa científica do Brasil.

O clima é, no entanto, de incerteza entre os membros da comunidade científica em relação ao futuro das pesquisas no país. A sensação de insegurança aumentou depois que o presidente do CNPq, Mario Neto Borges, afirmou que a agência poderia ficar sem recursos para honrar seus compromissos de setembro.

Uma nota divulgada no início do mês pela pró-reitoria de pós-graduação da UFRJ ao corpo docente da instituição informou que as bolsas financiadas pelo CNPq seriam suspensas a partir do próximo mês. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência também enviou carta ao MCTIC solicitando mais recursos.

A possibilidade de atraso e corte, que vem preocupando a comunidade científica, se deve ao contingenciamento de mais de 40% do orçamento deste ano do MCTIC, que é por sua vez o principal responsável pelo repasse de verba para o CNPq.

Em nota, a assessoria do MCTIC ressalta que a nova meta fiscal anunciada na última terça-feira, 15, “abre possibilidade para descontingenciamento com impacto nas bolsas de pesquisa do CNPq [que atualmente conta com mais de 100 mil bolsistas] e em outros projetos” da pasta.

Ainda de acordo com Jailson de Andrade, “qualquer atraso que ocorra é um desastre para o estudante ou para o cientista”. O secretário ressaltou também que os pesquisadores brasileiros podem ter certeza de que o ministério está focado “em manter o sistema funcionando, manter os projetos em andamento, manter as bolsas”.Folha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação