ESCALADA DAS TENSÕES

Guerra com Coreia do Norte não é iminente, dizem EUA

Donald Trump e Kim Jong-un vêm trocando ameaças (Fonte: Reprodução/Jornal Económico)

Embora tenham admitido que a possibilidade de uma guerra com a Coreia do Norte seja maior do que era há dez anos, autoridades americanas disseram no domingo, 13, que um confronto militar com Pyongyang não é iminente.

Mike Pompeo, diretor da CIA, e H.R. McMaster, conselheiro de segurança nacional de Donald Trump, tentam garantir que o conflito é evitável ao mesmo tempo que tentam demonstrar apoio a Trump, que tem feito duras ameaças à Coreia do Norte.

Em uma de suas declarações recentes, após novos testes de mísseis ordenados pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un, Trump disse que as armas de Washington estavam “engatilhadas” caso Pyongyang decidisse fazer algo “imprudente”.

O tenente-general McMaster ressaltou que os EUA vêm fazendo “esforços diplomáticos” e impondo sanções financeiras contra Pyongyang com o objetivo de dissuadir Kim Jong-un de continuar suas provocações. McMaster afirmou ainda que, caso seja necessário, o governo americano está pronto para lidar com a Coreia do Norte militarmente.

“Esperamos que a Coreia do Norte entenda que os EUA não terão mais a paciência estratégica que permitiu o avanço do programa de armas local”, disse Pompeo.

O general Joseph Dunford, o mais alto oficial do Exército dos EUA, irá se encontrar nesta semana com líderes da Coreia do Sul, do Japão e da China na Ásia. Dunford ressaltou que a ideia é “sair desta situação sem guerra”.

Em editorial publicado no último final de semana, o jornal norte-coreano Minju Joson destacou que Pyongyang “é capaz de lutar em qualquer guerra que os EUA queiram”.Folha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação