GOVERNO MADURO

OEA diz que não há vestígio de democracia na Venezuela

'A tortura é um dos crimes contra a humanidade mais claros na Venezuela', afirmou ainda Almagro (Fonte: Reprodução/Agência Efe)

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, afirmou que não há na Venezuela “nenhum vestígio de democracia”.

De acordo com Almagro, a OEA tem “evidências suficientes de que houve e ainda há crimes contra a humanidade” no país. O chefe da organização ressaltou ainda que “a tortura é um dos crimes contra a humanidade mais claros na Venezuela. E é realizada de maneira sistemática pelo regime”.

A OEA pretende apresentar até novembro ao Tribunal Penal Internacional (TPI) provas do envolvimento do governo do presidente Nicolás Maduro em crimes contra a humanidade.

Embora não possa entrar com uma ação no TPI, a OEA pode enviar ao tribunal informações para embasar processos instaurados por seus países-membros.

Almagro afirmou também que o Brasil “tem sido um dos países mais fortes e duros ao condenar o regime bolivariano. Moveu instâncias internacionais, não só na OEA como no próprio Mercosul, e ofereceu ajuda humanitária, que não pôde chegar inteiramente por causa de impedimentos legais impostos pelo regime”.Folha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação