VENEZUELA

Oposição denuncia massacre em prisão da Venezuela

Parentes dos presos se reúnem em frente a um necrotério após a rebelião (Fonte: Reprodução/Xinhua)

O governador do estado de Amazonas, na Venezuela, o opositor Liborio Guarulla, acusa as forças de segurança do país de terem matado 37 presos durante uma operação noturna em uma cadeia na cidade de Puerto Ayacucho.

A morte dos detentos foi anunciada nesta quarta-feira, 16, por autoridades venezuelanas. A Procuradoria-Geral informou que nomeou dois procuradores para “investigar a morte de 37 pessoas […] durante [a] tomada do Centro de Detenção Judicial de Amazonas”.

Um total de 14 funcionários ficaram feridos, segundo o Ministério Público, que não informou, no entanto, se algum agente morreu.

Guarulla denunciou, em sua conta no Twitter, um “massacre” com a entrada da unidade especial do Ministério do Interior na prisão, onde, segundo o governador, havia 105 presos.

Um membro do conselho da cidade de Puerto Ayacucho disse que as forças de segurança entraram “para tentar recuperar o controle da cadeia. Os prisioneiros resistiram”. Ainda segundo José Mejias, foram disparados tiros durante a noite inteira.

Em entrevista à agência de notícias AFP, Carlos Nieto, coordenador da ONG “Una Ventana a la Libertad”, defensora dos direitos dos réus, afirmou que “é a pior rebelião que tivemos em um centro de detenção preventiva. Lá, os detidos não deveriam passar mais de 48 horas, mas havia presos que estão há anos”.tvi24

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação