MEIO AMBIENTE ALASCA

Alasca sofre com acumulação de lixo em áreas remotas

Freezers, computadores, veículos e materiais tóxicos espalham-se por tundras e rios (Foto: Twitter)

O trabalho de coleta, seleção e processamento de lixo nas pequenas comunidades do Alasca acessíveis apenas por barco ou avião é muito difícil. Os freezers, computadores, veículos e materiais tóxicos espalham-se pelas tundras e rios poluindo o solo e a água. A fumaça proveniente de incêndios nos locais onde o lixo é depositado prejudica a saúde dos moradores e, muitas vezes, interrompe o funcionamento das escolas. A partir de 2020, o financiamento da Agência de Proteção Ambiental, que tem sido essencial para administrar o lixo nesses lugares distantes e de difícil acesso, será extinto.

Jan Olson é o administrador de Hooper Bay, um vilarejo com 1.200 habitantes na costa do mar de Bering, onde as crianças aprendem yupik, a língua dos esquimós, na escola. A pouca distância do povoado, os moradores podem abastecer suas despensas com a caça e a pesca de alces, focas, baleias, morsas, gansos, patos, peixes e mariscos.

Olson, cujo escritório fica a menos de 150 metros do local onde é depositado o lixo, calcula que os moradores jogam de cinco a dez geladeiras e veículos por ano no lixo, além de plásticos, computadores, baterias de carros, entre outros resíduos sólidos. Mais da metade das 6 mil casas de Hooper Bay não tem sistema de encanamento interno e, por isso, os moradores usam baldes como banheiros e jogam a água usada no lixão.

As pesquisas com moradores locais relacionaram defeitos congênitos, partos prematuros e nascimento de bebês com baixo peso, além de dores de cabeça e náuseas na população adulta, ao lixo depositado em lugares sem proteção ambiental. Segundo Olson, sem o subsídio do governo federal, o problema do acúmulo de lixo sem tratamento adequado irá se agravar nas pequenas comunidades do Alasca.
The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação