BRASIL PREVISÃO DO FMI

Em 2022, Brasil terá a 12ª maior dívida bruta do mundo

Segundo os cálculos do FMI, neste ano, a dívida já representa 83,4% da renda brasileira (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Uma previsão divulgada na terça-feira, 10, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) aponta que o Brasil terá a 12ª maior dívida do mundo em 2022.

De acordo com a projeção, a dívida representará 96,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Já o valor absoluto estimado é de R$ 8,8 trilhões.A dívida do país no ano passado foi a 40ª maior do mundo, representando 78,3% do PIB.

A nova previsão divulgada pelo FMI nesta terça supera a última estimativa, publicada em abril, de que o país teria a 19ª maior dívida do mundo em 2022.

A piora na estimativa se deve à deterioração das contas públicas brasileiras. A previsão do governo do presidente Michel Temer é de que neste ano haverá um déficit primário de R$ 159 bilhões.

Ainda segundo os cálculos do FMI, neste ano, a dívida já representa 83,4% da renda brasileira. Já o Banco Central (BC) diz que a dívida pública brasileira equivale atualmente a 76,2% do PIB. A diferença se dá principalmente porque o FMI inclui na dívida títulos do Tesouro negociados pelo BC para regular a quantidade de dinheiro na economia.

O FMI prevê que a maior dívida bruta global em 2022 será a do Japão, de 233,9% do PIB. Os EUA ocupam a 9ª posição no ranking de estimativa do Fundo, com dívida bruta de 109,6% do PIB.Folha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação