RELATÓRIO DA ONU DESIGUALDADE

Desigualdade de gênero trava desenvolvimento mundial

Mulheres enfrentam desigualdade financeira e, principalmente, na saúde e na garantia de direitos sexuais e reprodutivos (Fonte: Reprodução/StockSnap/Creative Commons)

Um relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) divulgado nesta terça-feira, 17, revelou que a situação de desigualdade das mulheres e as falhas na proteção dos seus direitos são grandes ameaças ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Ainda de acordo com o relatório, as mulheres enfrentam desigualdade financeira e, principalmente, na saúde e na garantia de direitos sexuais e reprodutivos em mais de 140 países analisados.

A situação de desigualdade enfraquece o progresso dos países, ameaçando a paz e o desenvolvimento econômico mundial.

O relatório “Mundos Distantes: Saúde e direitos reprodutivos em uma era de desigualdade” mostra também que as mulheres têm mais chances de ficarem desempregadas do que os homens e ganham, em média, 77% do que os homens recebem de salário.

O levantamento mostra ainda que, da população mundial estimada de 758 milhões de adultos analfabetos, cerca de 479 milhões são mulheres.

Em busca de um mundo mais igualitário, o relatório propões algumas ações para combater as situações de desigualdade, incluindo acabar com leis e normas discriminatórias; aumentar a assistência pré-natal e materna fundamental às mulheres mais pobres; atender a demanda de planejamento reprodutivo; garantir renda básica e serviços essenciais; impulsionar a troca de empregos informais por formais, entre outras.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação