URUGUAI BRASIL

Temer diz a Vázquez que leite do Uruguai pode entrar no Brasil sem restrições


O presidente Michel Temer conversou nesta sexta-feira com o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, e garantiu que o leite comprado do vizinho não terá problemas em entrar no território do país, informaram fontes oficiais.

O conflito entre os dois países sobre o leite uruguaio começou na última terça-feira, quando o ministro de Agricultura, Blairo Maggi, anunciou a suspensão provisória das licenças de importação do leite uruguaio até que a origem do produto fosse determinada.

A decisão foi tomada depois de uma reunião de Maggi com membros da bancada ruralista do Congresso, que alegam que parte do leite que era vendido pelo Uruguai ao Brasil vinha de outros países. Por causa do Mercosul, o produto não é taxado ao cruzar a fronteira.

Vários ministros uruguaios e até Vázquez negaram que a hipótese de o Uruguai vender leite comprado de outros países ao Brasil.

Temer ligou para Vázquez na tarde de hoje e garantiu que "não haverá inconvenientes" para a entrada do leite do país no território brasileiro, disse a presidência do Uruguai em nota.O presidente brasileiro explicou a Vázquez que conversou com o Maggi e o ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes, para resolver a questão.

Além disso, o comunicado afirma que uma delegação técnica do Brasil visitará Montevidéu na próxima segunda-feira para se reunir com representantes do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação