VATICANO JUSTIÇA

Justiça do Vaticano condena ex-presidente de hospital da Santa Sé


A justiça do Vaticano condenou neste sábado a um ano de prisão, embora tenha suspendido a pena, o ex-presidente do hospital infantil Bambino Gesù, administrado pela Santa Sé, Giuseppe Profiti, por abuso de poder no polêmico caso da reforma do apartamento do cardeal Tarcisio Bertone.

A sentença lida pelo presidente do tribunal, o juiz Paolo Papanti Pelletier, condenava Profiti a um ano de reclusão por abuso de poder, descartando assim o pedido de três anos de condenação da promotoria, que também o acusava de desvio de fundos.

A condenação de Profiti inclui também a inabilitação de qualquer cargo público no Vaticano durante este período, o pagamento de cinco mil euros de indenização mais os custos do processo, assim como "a suspensão condicional da condenação durante cinco anos" desde que não cometa um delito neste tempo. Caso cometa algum delito, será exigido o cumprimento da pena.

Por outro lado, o mesmo tribunal decidiu absolver o outro acusado do caso, o ex-tesoureiro Massimo Spina. O juiz aceitou o pedido de absolvição feito pela promotoria no caso de Spina ao afirmar "que não tinha cometido o fato".

O tribunal do Vaticano desprezou assim a acusação de desvio de fundos públicos do hospital, totalizando 422.005,16 euros utilizados para as obras de reestruturação do apartamento em que vive o ex-secretário de Estado vaticano Tarcisio Bertone, que foram pagos ao empresário italiano Gianantonio Bandera.

Durante o processo, que começou em 18 de julho, a defesa tem se concentrado em explicar a boa fé de Profiti. Segundo o seu advogado, Antonello Blasi, Profiti investiu por parte da fundação nas obras de reforma do apartamento de Bertone e em todo o edifício para que esse imóvel servisse para a realização de jantares ou reuniões para arrecadar fundos a favor do hospital infantil.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação