CIÊNCIA ASTROLÁBIO

Astrolábio: o mais antigo dispositivo de localização

O uso do astrolábio exigia a participação de duas pessoas (Foto: Wikimedia)

Em 2014, pesquisadores encontraram em meio aos destroços de um naufrágio na costa de Omã, um astrolábio, um instrumento náutico antigo de forma esférica, com um dispositivo metálico composto de régua e arco graduado usado para medir ângulos, e uma haste móvel que media a altura do Sol e das estrelas.

O astrolábio, com 17,5 cm de diâmetro e menos de 2 mm de espessura, foi examinado com um scanner a laser por Mark Williams da Universidade de Warwick, no Reino Unido. Williams usou o raio laser para criar uma nuvem de pontos de alta resolução em 3D na superfície do astrolábio. Esse exame revelou detalhes invisíveis à fotografia convencional.

Esmeralda, o navio onde o astrolábio foi encontrado, fazia parte da frota da segunda expedição de Vasco da Gama à Índia, que partiu de Portugal em 1502 e retornou no ano seguinte, com exceção de Esmeralda e de outros quatro navios, que ficaram na Índia para proteger as colônias portuguesas recém-fundadas. Esmeralda afundou em meio a uma tempestade durante um ataque a um navio árabe.

A boa navegação depende de instrumentos precisos para medir a latitude e a longitude no alto-mar. No século XVIII, John Harrison, um relojoeiro inglês, inventou e construiu o primeiro relógio marítimo de alta precisão, que determinava a longitude durante viagens de longa distância. Em seguida, os quadrantes e sextantes que mediam a altura do Sol e suas distâncias angulares ao meio-dia, permitiram calcular a latitude do lugar onde o navio se encontrava.

O uso do astrolábio exigia a participação de duas pessoas; uma delas suspendia o astrolábio à altura dos olhos alinhando a régua com o Sol, enquanto a outra lia os graus marcados no arco. O exame da superfície do astrolábio realizado por Williams mostrou os pontos em torno da circunferência do instrumento em intervalos de 5º graus, que mediam a altura do Sol e das estrelas, e ajudavam na localização do navio em alto-mar. Uma descoberta incrível em um instrumento usado pelos gregos desde 200 a.C.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação