UE MERCOSUL

Katainen visitará Argentina e Brasil para impulsionar negociação com Mercosul

Jyrki Katainen em foto de setembro de 2017. EFE/Stephanie Lecocq

O vice-presidente da Comissão Europeia e responsável de Emprego, Crescimento e Investimento, Jyrki Katainen, visitará a Argentina e o Brasil entre 9 e 10 de novembro para dar impulso às negociações sobre o tratado comercial entre a União Europeia e o Mercosul, informou nesta quarta-feira o Executivo comunitário.

A visita servirá como complemento à rodada de negociações de Brasília e espera agilizar o processo para que ambas as partes alcancem um acordo antes do final do ano, prazo fixado como limite, lembrou a Comissão Europeia (CE).

Fontes comunitárias se mostraram "otimistas" perante esta possibilidade, já que, afirmaram, "há vontade política, envolvimento nas conversas técnicas e suficiente espaço de negociação".

Katainen fará amanhã sua primeira parada em Buenos Aires, onde se reunirá com o Presidente argentino, Mauricio Macri, e com o ministro de Assuntos Exteriores, Jorge Faurie, assim como com vários membros do Parlamento.

No dia seguinte, o vice-presidente da Comissão viajará para Brasília para se encontrar com o presidente do Brasil, Michel Temer, e com o ministro de Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira.

Ao longo da sexta-feira, também é esperado que o líder europeu se reúna com os titulares de Assuntos Exteriores do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação