'DIVÓRCIO' UE/REINO UNIDO

UE e Reino Unido chegam a acordo sobre termos do Brexit

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker (Fonte: Reprodução/Eurocâmara)

A Comissão Europeia (CE) anunciou na manhã da ultima sexta-feira, 8, que chegou a um acordo com o Reino Unido sobre os termos do “divórcio”, o Brexit.

Jean-Claude Juncker, presidente da CE, recomendou que seja implementada a próxima fase das negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia.

“Conseguimos fazer os progressos suficientes para entrar na segunda fase entre os 27 e o Reino Unido”, afirmou Juncker em uma entrevista coletiva em Bruxelas ao lado da premier britânica, Theresa May. O anúncio do acordo foi feito após uma noite de intensas negociações sobre os termos do acordo.

As três prioridades de negociação do Brexit são a conta a ser paga por Londres por sua saída da UE, os direitos dos cidadãos expatriados e a situação na fronteira entre Irlanda e a província britânica da Irlanda do Norte.

“Não haverá uma fronteira dura e manteremos o acordo de Belfast […] Examinaremos soluções específicas para a Irlanda do Norte”, afirmou Theresa May, que ressaltou ainda que o acordo é “justo para o contribuinte britânico”, e que permitirá ao Reino Unido no futuro “investir mais nas prioridades nacionais”.Estado de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação