RÚSSIA ARTE

Exposição em Moscou retrata Vladimir Putin como super-herói

EFE/Yuri Kochetkov

"SUPERPUTIN" é o nome de uma exposição patriótica, e irônica ao mesmo tempo, que mostra o presidente russo como um super-herói com poderes extraordinários, como a capacidade para evitar um atentado terrorista e voltar a tempo para participar de uma reunião no Kremlin.

"Putin é o único super-herói que não foi inventado, como o Super-homem, o Batman ou o Homem-Aranha. Putin é um super-herói real, ele existe. É o homem mais poderoso do mundo", afirmou à Agência Efe o curador da mostra, Mark Popov.

Coincidência ou não, a inauguração coincidiu com o anúncio que Vladimir Putin tentará se reeleger em 2018, e poderá ficar no poder até 2024, pelo menos. Como se não bastasse, o patrocinador da exposição, que ficará aberta até 15 de janeiro, no Museu da Arte Ultra Moderna, em Moscou, é Alexander Donskoy, um político opositor que foi preso em 2006 depois de apresentar sua candidatura presidencial sem consultar o Kremlin.

"A exposição é uma forma de aceitar o fato de que Putin estará conosco por muito tempo, já que é o que a maioria de cidadãos deste país quer", disse.

E se alguém tem alguma dúvida sobre as extraordinárias habilidades de Putin, um dos artistas fez uma roupa de super-herói para o chefe do Kremlin na cor azul com o escudo da Rússia - a águia bicéfala - e as letras SP no peito. É quase impossível não associar ao primeiro super-herói mundialmente conhecido ("É um pássaro? É um avião? Não. É o Super-Homem!").

A exposição inclui ainda o maior retrato já feito de Putin e que mostra as suas duas faces: a de governante, com a Praça Vermelha ao fundo, e a de super-herói inabalável, com as cores da bandeira russa.

Ao todo, a exposição reúne 23 obras feitas de diferentes materiais e por importantes jovens artistas do país, que preferiram se manter no anonimato. Muitas peças não têm título e nem o nome do autor. Algumas são banhadas a ouro 24 quilates e avaliadas em 1,5 milhão de rublos (cerca de R$ 78 mil).

"Queríamos apresentar o presidente do ponto de vista da arte moderna e mostrar que a juventude realmente apoia Putin", defendeu Yulia Dusheva, "ideóloga" do projeto.

Em se tratando de um super-herói, não poderia faltar Putin sendo protagonista de uma história em quadrinhos. Nela, ele interrompe uma reunião oficial para evitar um atentado no metrô de São Petersburgo.Ignacio Ortega/EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação