RÚSSIA ESPAÇO

Nave tripulada russa Soyuz MS-05 aterrissa no Cazaquistão

O astronauta americano Randolph Bresnik após a aterrissagem. EFE/ Bill Ingalls/ Cedida pela NASA

A nave tripulada russa Soyuz MS-05 aterrissou nesta quinta-feira sem novidade nas estepes do Cazaquistão, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia.

A bordo da cápsula de descida retornaram à Terra desde a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) o cosmonauta russo Sergei Riazanski, o americano Randolph Bresnik, da NASA, e o italiano Paolo Nespoli, da Agência Espacial Europeia.

A Soyuz aterrissou às 6h38 (horário de Brasília) a cerca de 140 quilômetros a sudeste da cidade cazaque de Zhezkazgan, como estava programado.

Riazanski, Bresnik e Nespoli retornaram à Terra depois de completar uma missão de 139 dias no espaço.

Na plataforma orbital ficaram três tripulantes: o russo Aleksandr Misurkin e os americanos Mark Vande Hei e Joseph Acaba.

A eles se somarão os tripulantes da Soyuz MS-07, que vai decolar no próximo domingo da base de Baikonur: o russo Anton Skaplerov, o americano Scott Tingle e o japonês Norishige Kanai.

A ISS, um projeto de mais de US$ 150 bilhões do qual participam 16 países, atualmente é integrada por 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de mais de 27 mil quilômetros por hora a uma distância de 400 quilômetros da Terra.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação