R.UNIDO CIÊNCIA

Bolsas de plástico podem substituir incubadoras para evitar hipotermia

EFE/Orlando Barría

As bolsas de plástico podem ser tão efetivas como as incubadoras para prevenir a hipotermia em bebês prematuros e com baixo peso, e poderiam significar um grande avanço, sobretudo em países poucos desenvolvidos, diz um estudo apresentado nesta quinta-feira por uma equipe de cientistas em Glasgow, na Escócia.

Os pesquisadores descobriram que os recém-nascidos com problemas que precisavam ser colocados em uma incubadora alcançavam a temperatura corporal ideal com a mesma rapidez quando eram envolvidos com esse material.

"Os dispositivos de baixa tecnologia e baixo custo, como o uso de bolsas de plástico, especialmente em países de baixa renda, poderiam ser úteis para prevenir a hipotermia neonatal", diz o estudo.

A hipotermia é uma das complicações mais comuns, mas em alguns casos pode ameaçar a vida dos bebês prematuros.

A pesquisa, apresentada na convenção do colégio de pediatras de Glasgow e liderada pela médica Wajida Mazher, foi feita com 100 crianças durante seis meses em um hospital de Karachi, no Paquistão.Todos os bebês tinham nascido antes das 37 semanas de gestação e pesavam entre um e dois quilos e meio.

Os recém-nascidos tinham uma temperatura corporal inicial de 34,5 graus, mas depois de uma hora usando os dois métodos, todos atingiram os 37 graus.

Mazher disse que o acesso às incubadoras no Paquistão é muito restrito e, muitas vezes, quando um bebê nasce prematuro, suas probabilidades de sobreviver são reduzidas, por isso, a médica afirmou que a nova técnica "melhorará as taxas de sobrevivência".EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação