ACNUR

Número de deslocados à força bate recorde

Do total de 68,5 milhões de deslocados à força no mundo, 25,4 milhões são refugiados (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

O relatório anual “Tendências Globais – Deslocamento Forçado” da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) divulgado nesta terça-feira, 19, revelou que, no fim do ano passado, um total de 68,5 milhões de pessoas estavam forçadamente fora de suas regiões de origem em todo o mundo.

Trata-se do maior índice em 70 anos, desde a fundação da agência da ONU para Refugiados. Apenas no ano passado, o número de pessoas deslocadas à força aumentou 2,9 milhões — o maior número já registrado no período de um ano.

Do total de 68,5 milhões de deslocados à força no mundo, 25,4 milhões são refugiados que tiveram que deixar seus países para fugir de guerras, perseguições, crises políticas e econômicas e desastres naturais, outros 40 milhões são deslocados internos e 3,1 milhões são solicitantes de asilo ou refúgio.

O relatório da ACNUR aponta ainda que, em comparação com a população global, uma em cada 110 pessoas hoje está forçadamente fora de sua comunidade de origem. Além disso, 44,5 mil pessoas atualmente são forçadas a se deslocar diariamente.

Mais de um quinto do total de refugiados são palestinos. Dois terços dos demais vêm de cinco países afetados por conflitos: Síria, Afeganistão, Sudão do Sul, Mianmar e Somália.

O país que mais acolheu refugiados no ano passado foi a Turquia, sendo a grande maioria sírios. Em proporção à própria população, o Líbano aparece na frente.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação