DESCOBERTA VIA LÁCTEA

Cientistas descobrem três novos planetas na Via Láctea

A jovem estrela HD 163296 está localizada na constelação de Sagitário (Foto: ESO/Digitized Sky Survey 2)

Cientistas descobriram três novos planetas em formação dentro da Via Láctea. Estes são os planetas mais jovens já descobertos e os primeiros a serem vistos com o telescópio Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (Alma). Os planetas estão em órbita ao redor da estrela “recém-nascida” HD 163296, de apenas 4 milhões de anos.

Para descobrir os protoplanetas – planetas em fase inicial de evolução -, duas equipes de cientistas usaram novas técnicas de observação. Para isso, os pesquisadores analisaram possíveis distúrbios em um disco cheio de gás ao redor da nova estrela. Após as descobertas, dois artigos foram publicados no Astrophysical Journal Letters.

Em busca de um tipo específico de luz, emitida pelo movimento de monóxido de carbono, os cientistas descobriram os três novos planetas. Caso não houvesse nenhum corpo espacial no local, o gás se moveria em um padrão simples e previsível.

“Medir o fluxo de gás dentro de um disco protoplanetário nos dá muito mais certeza de que os planetas estão presentes em torno de uma estrela jovem. […]Esta técnica oferece uma nova direção promissora para entender como os sistemas planetários se formam”, afirmou Christophe Pinte, da Universidade de Monash, na Austrália, do Instituto de Planetologia e Astrofísica de Grenoble, e o principal autor de um dos artigos sobre a descoberta dos planetas.

As duas equipes usaram o Alma para observar a estrela HD 163296, que tem apenas um milésimo da idade do Sol. A nova estrela fica a 330 anos-luz da Terra, na constelação de Sagitário. Diferentemente de estudos anteriores, os cientistas focaram no gás ao redor da estrela, e não na poeira como estava sendo feito anteriormente.

“Observamos o movimento localizado em pequena escala de gás no disco protoplanetário da estrela. Essa abordagem inteiramente nova poderia descobrir alguns dos planetas mais jovens da nossa galáxia, tudo graças às imagens de alta resolução do Alma”, explicou Richard Teague, astrônomo da Universidade de Michigan, e principal autor do outro artigo.

Enquanto a equipe de Teague descobriu dois protoplanetas, localizados a 12 bilhões e 21 bilhões de quilômetros da estrela, o time de Pinte encontrou um mundo ainda mais distante, a 39 bilhões de quilômetros.Astrophysical Journal Letters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação