ESPAÇO ISS

Missão 'Horizons' é lançada com sucesso da base espacial de Baikonur

EFE/ Sergei Ilnitsky

A missão 'Horizons' teve início nesta quarta-feira pouco depois das 11h12 GMT (8h12 em Brasília), com o lançamento bem-sucedido de um foguete russo Soyuz a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, com três astronautas a bordo com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A decolagem representa o início de uma missão que vai até 12 de dezembro e na qual o astronauta Alexander Gerst, que viaja junto com o cosmonauta russo Serguei Prokopyev e a astronauta americana Serena Auñón-Chancellor, será o primeiro alemão a comandar a ISS.

Entre os experimentos que serão realizados na ISS está o estudo de doenças como o câncer, a asma e a osteoporose em situações de ausência de gravidade.

Gerst explicou antes do lançamento que "existem evidências de que as células cancerígenas têm um comportamento distinto durante a ausência de gravidade", o que torna mais interessantes essas experiências.

Durante seis meses e sob circunstâncias espaciais os astronautas investigarão dentro do experimento 'Myotonos' as propriedades biomecânicas dos músculos humanos em suspensão, cujos resultados poderão depois ser aplicados na reabilitação de fraturas ósseas.

Outros experimentos pretendem lidar com questões como a do "Tempo Elástico" no espaço, com o objetivo de que os resultados possam ter um impacto positivo nas pessoas mais idosas e com algum tipo de incapacidade de movimento.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação