EUA G7

Trump sugere a readmissão da Rússia no G7

Declaração foi dada em coletiva a jornalistas na Casa Branca (Foto: White House)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu a readmissão da Rússia no grupo G7, do qual foi expulsa em represália à anexação da Crimeia em 2014.

A sugestão foi dada em uma coletiva a jornalistas na Casa Branca, pouco antes de Trump embarcar para o Canadá, onde participará de uma reunião do G7, grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Segundo Trump, a readmissão seria por questões pragmáticas.

“A Rússia deveria estar neste encontro. Por que estamos tendo uma reunião sem a presença da Rússia? Você sabe, goste ou não, e pode não ser politicamente correto, mas temos um mundo para governar e o G7 – que costumava ser G8 – expulsou a Rússia. Eles deveriam deixar a Rússia voltar porque nós deveríamos ter a Rússia na mesa de negociações”, disse Trump.

A sugestão de Trump foi prontamente rejeitada pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. “A decisão tomada em conjunto pelo G7 foi de excluir a Rússia do formato G8 do bloco. Isso com certeza pode ser discutido, mas temos de respeitar os princípios da União Europeia, que determinam que Estados europeus, como a Rússia, respeitem as leis internacionais e o estado de direito”, disse Juncker.

O governo russo também não expressou interesse pela readmissão. “A Rússia está focada em outros formatos, para além do G7”, disse, em comunicado, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Apesar disso, a declaração promete inflamar o encontro entre Trump e líderes de países aliados dos EUA, que já estava previsto para ser acirrado por conta das tensões envolvendo as sobretaxas ao aço e alumínio e o acordo nuclear com o Irã.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação