MATÉRIA ORGÂNICA

Nasa encontra evidências de vida em Marte no passado

Robô Curiosity está em uma missão em Marte desde o ano de 2012 (Fonte: Reprodução/Nasa)

A Nasa, agência espacial americana, anunciou na quinta-feira, 7, que encontrou em Marte um material orgânico entre rochas sedimentares de 3 bilhões de anos que pode ser uma evidência de vida no planeta no passado.

Os dados foram obtidos pelo robô Curiosity, que está em uma missão em Marte desde o ano de 2012.

Em um outro estudo, cientistas da Nasa também detectaram variações sazonais nos níveis de metano — que pode ter origem biológica — na atmosfera do planeta ao longo de três anos (o equivalente a quase seis anos na Terra).

Em sua conta no Twitter, a Nasa destacou: “material orgânico antigo e metano misterioso! O robô Curiosity encontrou uma nova evidência preservada nas rochas que sugere que o planeta pode ter abrigado vida no passado + uma nova evidência na atmosfera que se relaciona com a busca da vida atual em Marte”.

Thomas Zurbuchen, administrador associado da sede da Nasa em Washington, ressaltou que, “com essas novas descobertas, Marte está nos dizendo para ficar neste caminho e continuar procurando por evidências de vida”.

Os pesquisadores afirmam ainda que há evidências claras de que, em um passado distante, o clima em Marte possibilitou a existência de água, que é essencial para a vida como conhecemos.EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação