POLÍTICA JAPÃO

Japão reduz maioridade de 20 para 18 anos

Os jovens também vão poder ter cartões de crédito e fazer empréstimos sem autorização dos pais (Foto: Pixabay)

O governo japonês resolveu mudar a idade da maioridade dos atuais 20 anos para os 18. A lei só vai passar a valer a partir de 2022. Essa é a primeira vez que a maioridade é mudada desde que ela foi estabelecida em 1876.

Com a mudança, os jovens de 18 anos vão poder casar sem precisar de autorização dos pais. Atualmente, homens com mais de 18 e mulheres com 16 ou mais já podem casar, mas eles precisam da autorização de seus responsáveis. Pela legislação atual, somente a partir dos 20 anos, que a autorização dos pais não é mais necessária.

Os jovens também vão poder ter cartões de crédito e fazer empréstimos sem autorização dos pais. Além disso, vão poder ter passaporte válido por dez anos. Atualmente, os menores de idade só podem ter passaporte válido por cinco anos e com a assinatura do representante legal. A partir dos 18 anos, os jovens também vão poder trocar de sexo. Desde 2015, o governo reduziu a idade para votar de 20 para 18 anos.

Apesar de serem tecnicamente adultos, os jovens de 18 anos vão continuar sem poder beber, fumar, jogar jogos de azar e adotar filhos. Para tudo isso, vão precisar esperar pelo aniversário de 20 anos.

A idade adulta no Japão vendo sendo discutida há décadas. Em 2009, o Conselho Legislativo do Ministério da Justiça divulgou um relatório recomendando a que a maioridade fosse reduzida para os 18 anos. Membros do partido governante dizem que reduzir a maioridade vai ajudar a revitalizar uma sociedade que está envelhecendo enquanto que a taxa de nascimentos está caindo.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação