SEGUNDO TURNO

Iván Duque é eleito presidente da Colômbia

Duque foi eleito para presidir a Colômbia até 2022 (Fonte: Reprodução/Reuters)

O conservador Iván Duque, de 41 anos, foi eleito em segundo turno no último domingo, 17, o novo presidente da Colômbia com 54% dos votos, superando em 12 pontos percentuais o candidato rival, o ex-guerrilheiro Gustavo Petro.

Duque recebeu o apoio do ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010) e foi eleito para presidir a Colômbia até 2022. Ele assume a presidência no dia 7 de agosto.

Em mensagem divulgada no Twitter, o perfil oficial do Planalto parabenizou Iván Duque e ressaltou que o governo brasileiro continuará a trabalhar por “relações sempre mais fortes” entre os dois países.

O segundo turno foi marcado por uma alta taxa de abstenção de 47,81%, além de 262.073 votos nulos e 795.510 votos em branco.

Após o resultado da vitória, Duque afirmou que “uma nova geração chega para governar, com todos e para todos”. A vice-presidência será ocupada pela primeira vez por uma mulher, Marta Ramírez.

Iván Duque prometeu que irá “rever o acordo” de paz de 2016 entre o governo colombiano e as Farc. O acordo foi negociado pelo atual presidente Juan Manuel Santos, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz pelo esforço de pacificação na Colômbia.

O novo presidente também prometeu reduzir impostos e gastos públicos e quer que a economia colombiana volta a crescer 4,5% ao ano.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação