VACINAÇÃO ABAIXO DA META

Governo prorroga campanha de vacinação contra gripe

Desde o início da campanha, em abril, 77% do público-alvo foi vacinado (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

A campanha de vacinação contra a gripe que terminaria nesta sexta-feira, 15, foi prorrogada até o próximo dia 22 de junho. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 13, pelo Ministério da Saúde.

Leia também: Por que é necessário tomar a vacina da gripe todo ano?

A decisão se deve ao baixo índice de comparecimento aos postos, segundo o ministério. Desde o início da campanha, em abril, 77% do público-alvo foi vacinado. A meta de cobertura é de 90% do público-alvo, ou 54 milhões de pessoas.

A região com a menor cobertura até agora é a Sudeste, com 71% do público prioritário protegido, seguida por Norte (72%), Sul (81,3%), Nordeste (84%) e Centro-Oeste (91,4%).

A situação é particularmente preocupante em alguns estados, como Roraima, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul, por causa do baixo índice de vacinação contra a gripe. Nesses lugares, as taxas são de 53,59%, 57,29%, 70,91% e 77,82%, respectivamente.

O Ministério da Saúde alerta que, com a proximidade do inverno, há maior circulação do vírus da gripe. De acordo com o ministro Gilberto Occhi, “a estratégia é: atuação mais proativa para ir buscar esse público-alvo”. As ações citadas pelo ministro envolvem imprensa, escola e agentes comunitários de saúde.

Idosos a partir de 60 anos, crianças com idades entre seis meses e cinco anos, trabalhadores da área de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e mulheres no pós-parto, além de pessoas privadas de liberdade, compõem o público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe.EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação