NEGÓCIOS CHINA

Tesla vai abrir sua primeira fábrica na China

Ainda não se sabe quando a fábrica começará a ser construída ou quando ela ficará pronta (Foto: Divulgação/Tesla)

A Tesla vai abrir a sua primeira fábrica de veículos elétricos fora dos Estados Unidos. A nova unidade de produção vai ficar em Xangai, na China, e terá capacidade de produzir 500 mil carros por ano.

Ainda não se sabe quando a fábrica começará a ser construída ou quando ela ficará pronta. No entanto, a partir do momento que tiver acertado toda a documentação com o governo chinês, as atividades vão começar, conforme a Tesla informou através de um comunicado. “A partir daí, levará cerca de dois anos até começarmos a produzir veículos e, depois, mais dois ou três anos antes que a fábrica seja totalmente montada”, noticiou o New York Time.

Com a nova capacidade de produção, a Tesla conseguirá produzir, somando todas as suas fábricas, 1 milhão de veículos por ano. Normalmente, as indústrias da Tesla são feitas para produzir entre 200 mil e 300 mil carros anualmente.

Isso, pelo menos, é a intenção de Elon Musk, presidente-executivo da Tesla. A fábrica de Fremont, por exemplo, teria a capacidade de produzir 500 mil carros por ano, segundo apontou Musk há dois anos. No entanto, até o final de junho deste ano, segundo o New York Times, apenas 40 mil veículos haviam sido entregues ou estavam em trânsito.

A Tesla terá a sua produção própria, sem precisar se unir com uma empresa chinesa para produzir seus veículos. Anteriormente, as automobilísticas, como a General Motors, a Volkswagen e a Toyota, precisavam fazer uma parceria para conseguir introduzir suas fábricas na China. No entanto, o governo passou a facilitar essa exigência.

Com isso, a Tesla planeja pegar uma fatia do mercado de carros elétricos da China. Além de ser o maior mercado automotivo do mundo, com a venda de mais de 28 milhões de veículos apenas em 2017, a China também é o maior mercado de veículos elétricos do mundo. O país espera, até 2030, que toda a sua frota de veículos seja elétrica.

Elon Musk já tinha interesse em abrir uma fábrica na China anteriormente. No entanto, a guerra comercial entre os americanos e os chineses parece que deu o empurrão final para que o projeto da indústria fosse finalmente colocado em ação. Desde que as tarifas começaram, o preço de um Modelo S, da Tesla, na China, subiu cerca de um quinto em seu valor. Segundo estimativas, em 2017 a Tesla vendeu 15 mil carros elétricos na China.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação