Lendário Yeti era um híbrido de urso polar, análise de DNA revela


Um geneticista britânico que diz que amostras de cabelo de um suposto Yeti, mais conhecido como o lendário 'Abominável Homem das Neves', na verdade vieram de outra - embora verdadeira - criatura do norte: um híbrido antigo entre um urso polar e um urso pardo.

O Yeti sempre esteve cercado de lendas e mistérios. Muitas pessoas acreditam que a criatura semelhante a um macaco e maior do que um ser humano vive na região do Himalaia, mas nenhuma prova concreta até então havia sido descoberta.

Agora, uma análise de DNA foi realizada pelo professor da Universidade de Oxford Bryan Sykes. Ele estudou duas amostras de cabelo tomadas de dois animais do Himalaia, ambos identificados pela população local como pertencentes a Yetis. Uma das amostras veio de uma suposta múmia Yeti na região indiana de Ladakh, na borda ocidental do Himalaia, e levada por um alpinista francês 40 anos atrás. A outra amostra era um único fio de cabelo encontrado há dez anos no Butão, 1.300 km a leste.

Sykes levou essas amostras e comparou-as em um banco de dados de genomas de animais. Ele encontrou uma correspondência de 100% com um antigo maxilar de um urso polar encontrado no Ártico norueguês, que tem em torno de 120 mil anos de idade - época em que o urso polar e o urso pardo eram distinguidos como espécies diferentes. De acordo com Sykes, estes ursos não tinham relação com os ursos modernos do Himalaia, mas eram descendentes diretos do animal pré-histórico.

Das várias explicações, Sykes acredita que o mais provável é que os Yetis são híbridos - resultados do cruzamento entre ursos polares e os ursos pardos. As espécies estão intimamente relacionadas. [io9]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação