Inaugurada em Londres réplica do Arco de Palmira
O prefeito de Londres, Boris Johnson, inaugurou nesta terça-feira (19) na praça Trafalgar, uma réplica do Arco do Triunfo de Palmira, uma das peças destruídas pelo Estado Islâmico no ano passado durante a ocupação da cidade síria.
A réplica tem 5,5 metros de altura (dois terços das dimensões originais) e foi confecionada em mármore italiano com auxílio de tecnologia 3D.
Para o prefeito, colocar a réplica em Trafalgar, em frente à Galeria Nacional, é um ato de provocação aos terroristas. "Durante muito tempo, muitos contemplaram o arco e nunca tiveram a selvageria, o niilismo e o desejo de destruí-lo até o Estado Islâmico aparecer", afirmou o prefeito no discurso de inauguração.
O arco original foi erguido 1,8 mil anos atrás. A réplica é uma cópia detalhada feita pelo Instituto de Arqueologia Digital (IDA, na sigla em inglês), uma parceria entre a Universidade de Harvard e o Museu do Futuro de Dubai.
"É o nosso arco!"
"Eu estava na praça ontem [segunda-feira] quando o arco foi montado pela primeira vez e havia alguns cidadãos sírios conosco. Quando eles viram o resultado, colocaram a mão sobre o coração e falaram 'meu Deus, é o nosso arco'", lembrou Roger Michel, diretor do IDA, que espera que o novo monumento deixe claro a terroristas e intolerantes religiosos o que a sociedade pensa sobre censura.
"Acho que quando acontece esse tipo de censura, a destruição do patrimônio arqueológico, a resposta deve ser reinserir o que foi destruído. Isso deixa claro que vamos continuar a existir como uma parte da liberdade de ideias. É isso que faz uma sociedade ser forte e próspera", argumentou Michel.
O novo Arco do Triunfo ficará três dias em Londres, depois será exibido em NovaYork e Dubai e finalmente será colocado no local do original em Palmira, cidade síria que foi ocupada pelo Estado Islâmico por 10 meses até ser recuperada no mês passado.Reuters
Comentários
Postar um comentário