OMS CORONAVÍRUS (Ampliação)

OMS declara emergência internacional devido ao avanço de coronavírus

Geneva (Switzerland Schweiz Suisse), 30/01/2020.- Tedros Adhanom Ghebreyesus, Director General of the World Health Organization (WHO), talks to the media after the WHO's Emergency Committee meeting on the novel coronavirus (2019-nCoV), during a press conference, at the World Health Organization (WHO) headquarters in Geneva, Switzerland, 30 January 2020. The WHO has declared an global public health emergency over the outbreak of the Coronavirus. (Suiza, Ginebra) EFE/EPA/JEAN-CHRISTOPHE BOTT

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira emergência internacional devido ao rápido aumento do número de pessoas infectadas pelo coronavírus detectado primeiro na China, que concentra 99% dos mais de 8 mil casos diagnosticados em cerca de 20 países.

O diretor geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou o alerta em entrevista coletiva. Um comitê de emergência formado por 15 especialistas tomou a decisão levando em conta o surgimento de várias infecções em países como Alemanha, Japão, Estados Unidos e Vietnã em pacientes que não tinham viajado recentemente para a China.

"Declaramos esse alerta não pelo que está acontecendo dentro da China, mas pela situação em outros países, e porque poderia se expandir para lugares com sistemas sanitários mais frágeis", disse Tedros, durante o anúncio de hoje.

"Não significa que desconfiemos da China, pelo contrário. Acreditamos na plena capacidade do país para combater essa emergência", disse o diretor geral da OMS.

De acordo com Tedros, a emergência internacional não significa necessariamente que haja limitação no transporte e no comércio com a China.

A declaração, segundo o diretor geral da OMS, visa buscar um maior apoio aos países menos desenvolvidos e com sistemas de saúde insuficiente para que detenham possíveis casos, além de ser um apelo para que a comunidade internacional acelere as pesquisas por tratamentos e vacinas.

O alerta também busca "combater os boatos e a desinformação", segundo explicou Tedros.

Esta é a sexta vez que a OMS declara este tipo de emergência global. A primeira foi na pandemia de H1N1 em 2009, e as demais foram os surtos de ebola na África Ocidental (2014) e na República Democrática do Congo (2019), o de pólio em alguns países de Ásia Central, Oriente Médio e África Central (2014) e a epidemia de zika (2015 e 2016). EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação