Uma visão Macro de Planejamento Universitário.

*Implementar a GESTÃO PARITARIA na concepção e
na implementação do planejamento,no controle interno,
na fiscalização da captação de recursos,nos repasses
governamentais,nos investimentos,na ampliação dos mecanismos
de controle social e nas práticas acadêmicas e gerenciais.

*Discutir,identificar e elaborar políticas internas
que consagrem a responsabilidade coletiva sobre a qualidade
acadêmica.

*Permanente promoção e defesa da autonomia objetivando
cumprir os objetivos institucionais maiores,para melhor
servir à sociedade de modo em geral e gerir verdadeiramente
a universidade de modo solidário,democrático e republicano.

*Garantia plena do espaço e direitos ao pluralismo
ideológico,de crenças e político,à inclusão,ao reconhecimento
e respeito das diversidades,à liberdade de expressão e de
pensamento,à liberdade acadêmica e incentivo pela busca
de métodos para a socialização ampla dos conhecimentos.

*Implantar,fortalecer e zelar pela priorização da cultura
da avaliação e da auto-crítica em todos os níveis de gestão
e de atuação da universidade.

*Concentrar esforços e desenvolver ações que afirmem e garantam
o ENSINO UNIVERSITÁRIO COMO UM BEM PÚBLICO,conforme definido pela
Constituição Federal.

*Inserir definitivamente a instituição,nos circuitos da Ciência
e das culturas nacionais e internacionais mediante a implementação
de modalidades de mobilidade e intecâmbio que possibilitem a
comunidade acadêmica a ampliação de experiências e aprendizado.

*Inaugurar com a co-gestão da unversidade uma dimensão democrática
e cidadã do ensino, da pesquisa e da extensão.

*Possibilitar e encorajar adequações que se faça necessaria a
projetos políticos pedagógicos das diversas unidades acadêmicas
da graduação,da pós-graduação e da pesquisa.

Enunciados Propositivos do prof.MsC.Juan Hoyos.

Comentários

  1. Senhor blogueiro,

    Tu falas muito bonito, mas a tua prática na UFPA sempre deixou muito a desejar. Por que tu não aproveitas esse vasto" currículo que postas neste blog e não transferes isso em termos de trabalho para a instituição? Será que este blog aqui vai trilhar o mesmo caminho do blog do "doutor" em fofocas?

    ResponderExcluir
  2. Meu carissimo anônimo ou anônima em primeiro lugar seja bem vindo a este blog e espero sinceramente que d'aqui para frente vc se identifique.....Quanto ao meu curriculo que vc viu no canto direito da pagina deste blog,ele posso lhe dizer, que é apenas uma parte do que realmente sei fazer.
    Eu, a mais de 28 anos de casa sempre estive a disposição desta instituição desde do ex-Reitor Seixas Lourenço,em muitas situações nesta instituição eu foi o "CARA" no momento certo e na hora exata....Portanto, sempre respeitei a instituição pela qual dedico a minha vida profissional.....Não faço média,trago soluções onde não existe e com muito orgulho,faço parte de um coletivo que muito me honra.
    Portanto estou a sua disposição, para o debate enriquecedor e que venha para somar em favor de nossa Academia.

    ResponderExcluir
  3. Sem desmerecer o assunto acima, relatarei aqui mais um episódio desastroso da "equipe" do CAPACIT.
    No início deste mês, saiu no DIVULGA um convite para seleção de candidatos a FACILITADORES DA ENAP. Muitas pessoas se inscreveram, inclusive gente de fora da instituição. Como foram muitos os currículos, formou-se uma banca examinadora para análisá-los conforme o perfil solicitado (não havia descrição do perfil no convite). Advinhem a composição dessa banca: a assessora técnica (CN) e Pedagoga (L), com o resultado final avalisado pela diretora do CAPACIT. Ocorre que a maior titulação da assessora é de graduação, formada ano passado na UVA, e a Pedagoga é servidora recente, ainda com pouquíssima experiência na área. Essa dupla, fez o favor de descartar os currículos de nada mais nada menos: Cleide, Gilmar e Raquel (membros do grupo político da diretora do CAPACIT). Os três, muito mau acostumados a só ganhar, não conformados, peitaram a diretora para que seu currículos fossem aprovados na marra. A Cleide, usou de sua autoridade como superior do CAPACIT, é claro, na base do tacão conseguiu sua aprovação; o Gilmar, alegou que jamais permitiria ser reprovado por tal banca, já que ele era doutor, mesmo que seja em oceanografia. A Raquel,da área de TI, apesar de reclamar muito não tinha como obrigar a banca a voltar atrás, ficou odiada e jurou vingança. Todo esse embrolho envolvendo esses membros do GP, rendeu uma reunião entre eles, sem a presença da diretora do CAPACIT, que já sabia ter pisado na bola, deliberando em pedir a cabeça dessa diretora do CAPACIT ao REITOR, alegando total incompetência dela e de sua equipe.
    A última notícia sobre o assunto é de que o Reitor já recebeu a entregação, e não podendo mais manter essa situação, já está procurando um novo lugar para remanejar a atual titular do CAPACIT para outro lugar e um nome para ver se o CAPACIT anda de uma vez por todas.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez volto a repetir, o quanto eu fico triste com essas noticias,pois é a Instituição que está ficando desmoralizada, o Reitor tem que tomar medidas sérias para resolver esse tipo de problema hoje , caso contrário, amanhã será tarde demais e não terá mais solução.Sr. Reitor,não deixe que qualquer grupinho, tenha mais autoridade que o Sr. afinal de contas, quem é o Reitor, é o Senhor,ou esse grupo de politiqueiros? Coloque pessoas compromissadas com a academia nesses lugares estratégicos, e só assim, o seu mandato ficará na história, como um mandato vitorioso, caso contrário será um mandato fracassado. PENSE NISSOCOM CARINHO.

    ResponderExcluir
  5. Mande uma cópia para o prorreitor de planejamento para ele ficar com o texto como bíblia e aprender um pouco a planejar.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, hoje a UFPA é um barco a deriva. O comandante parece que está cego quanto ao caminho a tomar. Me admira muito isso estar acontecendo, afinal o maior mote da campanha dele era: CORRIGIR RUMOS. Pelo que ve vê quem não tem rumo é ele e seus comandados.

    ResponderExcluir
  7. Quer dizer que agora o juan cansou de relações internacionais e quer PLANEJAR? vc está vestindo a camisa dele? a troco de quê?

    ResponderExcluir
  8. Cara viúva anônima das 10:04 para seu desespero a universidade está no caminho certo com a nova gestão: firme, competente, integrada e propositiva. Vá agorar outro!

    ResponderExcluir
  9. Prezado anônimo ou anônima das 15:56....Digo a Vc,que não está sendo digno(a) de uma resposta.
    Mais como neste Blog não a espaço para covardes,
    vou lhe responder.....
    1)O prof.Msc.Juan Hoyos é sem duvida nenhuma,um
    dos grandes profissionais que eu conheço em gestão pública e universitaria.
    2)Seu conhecimento na área das realções internacionais é sem duvida reconhecido dentro e fora do Pais,do qual sou testemunha.
    3)O MsC.Juan Hoyos foi e é militante de primeira hora da vitoriosa campanha do atual Reitor.
    4)Me honra muito ser amigo de um profissional como este.....Detalhe,agindo juntos,nunca perdemos nenhum desafio...Seja na área politico/Administrativa ou acadêmica.

    Portanto,tenha termo em suas insinuações...Aja visto que Vc é tão pequeno....Que tudo indica, que lhe falta até coragem para assinar o seus prórpios comentários.....Que pena!...Saiba que os RATOS detestam alturas.

    ResponderExcluir
  10. Conheço a trajetoria docente do juan. Todos conhecem o que foi capaz de formatar, fazer e construir desde o Fipam e o Plades do NAEA, a ARNI (que já ocupou)o NUMA, as FICOM, o Governo do Estado - SECTAM e a Rede de Escolas Profissionalizantes - ETPP, a UNAMA, etc.
    Esses enunciados propositivos que o blog divulgou estão contidos num documento de contribuição - 22 páginas - produzido pelo Juan para a campanha do Prof. Maneschy à Reitoria. Foi uma das maiores contribuições pois nele encontram-se, de forma integral, indicativos de todo quanto poderia ser feito na UFPA para superar e democratizar sua condução e gestão.
    Tenho dialogado com o Juan e algo que ele sempre recorda para seus interlocutores é o fato da falta de espaços e iniciativas que criem condições para capacitação e qualificação de verdadeiros "gestores universitários". Ele advoga pela implantação de uma pós-graduação interdisciplinar strito-sensu, a ser ofertada para técnico- administrativos e docentes aquí na UFPA, com vinculações internacionais que forme até doutores nessa área e, de aônde sairiam ou seriam recrutados os próximos reitores e demais dirigentes. Os doutores de outras áreas deveriam se debruçar na produção científica e no fortalecimento dos seus grupos e das suas pós-graduações.

    ResponderExcluir
  11. Senhor blogueiro,
    Não desemerecendo o assunto acima, depois de ler todos os comentários, atentei para o Anônimo 14.03.2010 13:46 e não consegui ficar indiferente, por isso decidi tecer um comentário.
    Percebi ao longo dos anos que te conheço que vens lutando há muito tempo pelo sucesso dessa universidade. Fostes de cima para baixo diversas vezes e de baixo para cima diversas vezes tb... mesmo sendo vítima de assédio moral como este do ânonimo 13:46. Alguns episódios pude presenciar e certa vez até me aconselharam a não ser teu amigo, pq não eras exemplo pra ninguém nessa Academia. Conclui que tentaram sim e, hoje ainda tentam, depreciar tua imagem profissional, mas vc renasce das cinzas, cara!
    Lendo o blog pela 1ª vez, observei que és um grande exemplo dentro da UFPA, pq tens coragem de enfrentar tudo e todos e através de textos inteligentes, bem humorados e irreverentes, tens procurado dizer verdades. Verdades que muitos fingem desconhecer, se omitem e/ou receiam admitir.
    Ora, caro amigo, as maiores personalidades dificilmente foram reconhecidas no seu tempo, vc deve ser mais um caso desses.
    Embora, os teus cabelos estejam grisalhos e o teu bigodon meio exagerado, saiba que a tua cara de pau é popular e que teu blog é um sucesso. Ler o teu blog faz toda diferença pro nosso dia-a-dia. Parabéns, pra vc e pra sua equipe. Com certeza, o número de acessos vai continuar ultrapassando todas as expectativas.
    Parafraseando o Anônimo 13:46, tu falas bonito mesmo, cara.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação