'Barbozão'...Um cara sangue bom!
Uma piada feita por Joaquim Barbosa, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), deu repercutiu na internet e revoltou advogados do Brasil inteiro. A anedota, que falava que os juristas acordavam "lá pelas 11 da manhã" foi proferida por Joaquim na última terça-feira (14), durante sessão no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O ato do ministro pegou os advogados de surpresa e muitos deles se mostraram ofendidos com a afirmação. Para isso, as redes sociais, como o Facebook e o Twitter, foram as ferramentas onde os profissionais e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se pronunciaram sobre a questão.
"Bom dia, Joaquim! Os advogados daqui de casa já começaram com seus afazeres, às 5:50 da manhã. E o senhor?”. Essa foi a primeira reação da secretária-geral da OAB do Distrito Federal, Daniela Teixeira, que indagou em uma das redes se o ministro já estava na ativa.
Alguns comentários, um pouco mais acalorados, como de Ibanes Rocha, presidente da OAB-DF, afirmava que a piada desmereceu a classe. "O ministro Joaquim Barbosa, mais uma vez, utiliza o cargo que ocupa para atingir gratuitamente aqueles que sempre estiveram ao lado da cidadaniae da democracia, sem lembrar que foram sempre os advogados brasileiros que acordaram cedo para os destemperos antidemocráticos, como os que vemos reverberar da boca e das ações pensadas de Sua Excelência", desabafou.
“Algum colega que tenha o telefone celular do Min. Joaquim Barbosa pode compartilhar, para que possamos ligar ou mandar um SMS desejando-lhe bom dia assim que cada um de nós acordar?”. A sugestão foi feita pelo advogado Isley Dutra, de Brasília.
Na página da OAB Jovem da seccional fluminense da OAB, os advogados publicaram uma foto o ministro em que parece estar cochilando no plenário do Supremo. Com a frase: “Acordo cedo, mas durmo no plenário”.
Comentários
Postar um comentário