AQUECIMENTO GLOBAL - Meio Ambiente

Bactéria pode contaminar quem consome mariscos, como ostras (Foto: Wikimedia)

O aquecimento das águas oceânicas como resultado da mudança climática ao redor do mundo tem levado a vida marinha a migrar para o norte, mudando o habitat de peixes e mariscos e dizimando espécies icônicas, como o bacalhau da Nova Inglaterra, nos EUA.

Uma nova pesquisa publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences mostra que o aquecimento das águas está aumentando os níveis de uma bactéria chamada vibrio, que pode causar doenças fatais em pessoas que consomem frutos do mar ou nadam em águas oceânicas.

Pouco conhecida, a bactéria já causou grandes problemas em cidades costeiras da Europa. O vibrio germina em águas aquecidas e se acumula em mariscos, como ostras, quando estes filtram a água ao se alimentarem, e depois contamina as pessoas que consomem estes mariscos crus. Pode também causar sérias infecções se entrar em contato com feridas ou pequenos cortes na pele.

A bactéria vibrio pode desencadear uma doença grave: em 2014, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), 27% dos americanos com registros de terem sido infectados pela bactéria tiveram que ser hospitalizados, e 4% morreram.National Geographic

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação